A Sidewalk Labs acaba de apresentar um inovador estudo chamado de Proto-Model X (PMX). O principal objetivo deste projeto é investigar como os grandes edifícios de madeira se comportariam nas cidades do futuro. O protótipo-modelo X, como foi chamado, é um projeto de estrutura de madeira pré-avaliado digitalmente e foi desenvolvido logo depois que a equipe do Sidewalk Lab anúnciou – em junho do anos passado – o desenvolvimento do projeto do primeiro bairro de arranha-céus de madeira do mundo, o qual deverá ser construído na orla da cidade de Toronto no Canadá.
Como a própria equipe defende, “a madeira está está sendo reinventada na industria da construção civil. Pesquisadores e fabricantes têm trabalhado a anos no desenvolvimento de um novo tipo de super-madeira, um material resistente ao fogo e de alta resistência, capaz de ser fabricado sob-medida em formas de vigas, pilares e painéis de parede, forro e piso”. O PMX é um sistema aproximadamente 2,5 vezes mais leve que o concreto e com uma resistência muito parecida. Para alcançar inda mais resistência, a madeira é combinada com elementos de aço para minimizar os efeitos de flambagem. Além disso, o sistema PMX pode ser fabricado em série, podendo ser utilizado na obra poucos minutos depois de sair da linha de produção da fábrica. A ideia por trás do desenvolvimento do PMX é explorar os limites conhecidos das estruturas de madeira, especulando até onde é possível chegar. Pensando nisso, a equipe do Sidewalk Las desenvolveu um protótipo de edifício de madeira maciça de 35 pavimentos - algo que nunca foi feito antes.
O PMX foi desenvolvido em colaboração com uma equipe multidisciplinar de arquitetos, designers e engenheiros ambientais, incluindo o escritório de arquitetura de Michael Green e a Gensler. A equipe está trabalhando no desenvolvimento do PMX com o principal objetivo de levar a construção em madeira à outro patamar. Os principais conceitos do protótipo podem ser vistos em detalhe no site da Sidewalk Lab. Exploration 1 explica em detalhe as táticas utilizadas pela equipe para fazer com que a estrutura seja capaz de superar os 35 pavimentos. Exploration 2, apresenta ainda mais detalhes, exemplificando como é foi feito o projeto do edifício e como se deu o desenvolvimento do projeto de fabricação de todos seus componentes.
Além da equipe já mencionada, outros parceiros participaram no desenvolvimento do PMX: Aercoustics, Aspect Structural Engineers, Atelier Ten, CadMakers, Gensler, Integral, JE Dunn Construction, Michael Green Architecture, RDH, Sweco e Vortex Fire.
Via Sidewalk Labs